Uma pesquisa realizada pelo E-Commerce Radar apontou que mais de 80% dos carrinhos de compra são abandonados, mas mesmo a taxa sendo alta, é considerada normal por especialistas. Então como agir diante dessa situação e fazer com que a taxa de conversão aumente?
1. Analise a experiência do usuário em seu site
A chamada UX (User Experience) pode ser sua aliada para reduzir o número de desistências. Fatores como falta de informação, carregamento lento das páginas e preenchimento de formulários, são pontos negativos para a navegação do consumidor, fazendo com que ele migre para outras lojas. Facilite o processo de checkout, pois quanto mais simples a finalização, mais provável será a conclusão da compra.
2. Remarketing
Essa técnica é utilizada para atingir usuários que já tiveram algum contato com a marca. Eles serão impactados por anúncios do Google Ads em sites e redes sociais, lembrando-os do produto que despertou o interesse deles anteriormente.
3. E-mail
É a forma mais comum de retomar as negociações com o potencial cliente. Procure criar mensagens persuasivas, com conteúdos interessantes, relembrando sobre esse carrinho. Você pode oferecer benefícios como descontos, cupons, frete grátis, para que o usuário se sinta atraído a finalizar a compra. Pesquisas da Return Path apontam enviar três e-mails desse tipo podem fazer a receita aumentar em 56%, já que muitos clientes procrastinam negociações.
4. Crie um senso de urgência
Dito que os usuários costumam prolongar o prazo para finalização da compra, crie mensagens que digam a eles que o estoque está chegando ao fim ou que o desconto expirará em determinado tempo, por exemplo.
5. Invista no atendimento
Hoje em dia o consumidor sente a necessidade de um atendimento cada vez mais personalizado, ainda que em ambiente online. Uma seção de dúvidas frequentes – apesar de essencial -, não é suficiente para deixá-lo satisfeito. Com um chat online você pode responder as dúvidas do cliente imediatamente e, mesmo após a conversão, essa ferramenta pode ser usada para esclarecer dúvidas do pós-venda. Bom atendimento é um passo em direção a fidelização do cliente.