Top

Utilizando a internet para o envio de pedidos e programar as entregas

As compras sempre estiveram atreladas as visitas de vendedores dos fornecedores. Aproveitava‐se a visita do representante para emitir o pedido, e o representante levava o pedido assinado para sua fábrica ou para seu representado.

Esta prática tem sido abolida, transformando a atividade de envio de pedidos ou de programas de entrega muito mais fácil: – Quando temos um pedido em aberto com o fornecedor – Uma atividade a ser realizada via EDI ou internet, diretamente à fábrica que irá fornecer os itens encomendados.

Neste momento se envia cópia do pedido ao representante para que ele execute eventuais conferências sobre o que foi combinado.

Entende‐se também que uma visita de representante deve ser para efetuar negócios e demonstrar novos produtos e não para ir apanhar pedido. O ciclo de compras deve ser comandado pelas necessidades de reposição dos estoques, o que pode ser feito diretamente pelos computadores, conforme a necessidade de demanda.

 

Comprando e programando as entregas

Limitando a quantidade de fornecedores

O conceito de fornecedores únicos, largamente utilizado hoje na indústria deve nortear também a atividade de compras do varejo. É lógico que o varejista, na grande maioria dos casos, não pode se restringir a uma única marca de produto de cada categoria, pois isto reduziria o interesse de seus clientes face ao sortimento pouco interessante.

É preciso entender, entretanto, que devemos evitar trabalhar com fornecedores que contribuam com valores de venda pouco significativos. Os custos de selecionar, desenvolver e manter controle sobre um fornecedor é alto e, portanto, devemos tentar reduzir o número de fornecedores ao mínimo que os clientes desejam.

O entendimento da importância do varejo na economia brasileira e a discussão de suas características e função dos canais de marketing, procurou‐se analisar o cenário atual do varejo brasileiro e sua recente concentração em grandes redes nacionais, cuja elevada concorrência pela participação de mercado tem aumentado e o maior poder de barganha vem dificultando as operações dos pequenos varejistas.

Nosso objetivo é transformar esforços em resultados.

“Não lute apenas para ter grandes clientes. Trabalhe para conquistar bons e fieis amigos”

Posts Recentes
  • 12 de Novembro – Dia dos Supermercados No dia 12 de novembro é comemorado o Dia Nacional dos Supermercados. Nesta data, em 1968, a Lei 7.208 definiu e regulamentou a atividade profissional dos responsáveis pelos supermercados. Nesse mesmo ano, foi...

  • 19 de Outubro – Dia do Profissional de Informática O Dia do Profissional de Informática é celebrado anualmente em 19 de outubro. Também conhecido como Dia do Profissional de TI (Tecnologia da Informação), esta data homenageia as pessoas que se...

  • 05 de Outubro – Dia da Micro e Pequena Empresa O Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa é celebrado anualmente em 05 de outubro. A escolha desta data é uma homenagem a criação do Estatuto da Microempresa e da...

Sem comentários

Publicar um comentário


versão - outubro 2018